Glossario de audio V

Filtro de linha Eletricidade

Sua função é filtrar ruídos na rede elétrica que podem prejudicar equipamentos eletro-eletrônicos sensíveis, como microcomputadores. Tem em seu interior um filtro passa-baixas composto de pelo menos um indutor (bobina) e um capacitor.

Não tem capacidade para proteger os equipamentos contra descargas atmosféricas nem para estabilizar o fornecimento de energia. Alguns poucos, entretanto, são providos de varistores ou componentes semelhantes, cuja função é a de suprimir surtos de tensão, protegendo os equipamentos - neste caso, são chamados de "filtros supressores". Infelizmente, muitos filtros existentes no mercado sequer filtram, sendo apenas extensões mais caras...

Flat

Do inglês: plano; liso. No jargão técnico, refere-se a uma resposta (em frequências) plana. Em inglês, flat response. Resposta sem irregularidades, reforços ou atenuações.

Usa-se o termo quando os controles de tom (graves médios e agudos), equalizador ou qualquer tipo de filtro estão desativados ou na posição central (0 dB). Exemplo: deixar os controles da mesa em flat, seria o mesmo que posicionar os controles de equalização da mesa na posição 0 dB (sem reforço nem atenuação). Por vezes, usa-se errôneamente o termo "fletar" no sentido de "tornar flat".

FOH

Abreviação de Front Of House, termo da língua inglesa que designa a mesa de mixagem principal de um sistema de PA e todo o aparato circundante, usualmente localizados num andaime no meio da platéia. Em contraste, denomina-se "monitor" a mesa de mixagem de palco, que costuma ser instalada na lateral do palco.

Ver também: monitor

Força contra-eletromitriz Eletrônica

back-EMF - Também chamada força eletromotriz inversa ou FCEM. Uma tensão contrária, oposta. Fenômeno encontrado em todos sistemas eletromagnéticos de bobina móvel, sendo que em áudio o termo é mais comumente relacionado ao funcionamento dos alto-falantes.

A FCEM surge quando, após o sinal ter cessado, o cone do alto-falante continua a se mover. A bobina em movimento através com campo magnético age como um microfone, gerando uma tensão inversa que volta para o amplificador através dos cabos de conexão. O efeito é audível, as frequências baixas parecem ressonantes e sem definição. Amplificadores com alto fator de amortecimento lidam melhor com este efeito, por apresentar muito baixa impedância de saída.

Links externos: Receptor e força contra-eletromotriz de um receptor

Free field Acústica / Física

Ver: campo aberto


Full-range

Faixa ampla - Alto-falante destinado a reproduzir grande parte do espectro audível (graves, médios e agudos), indo de dezenas ou uma centena de Hz a vários kHz. Alguns tipos têm dois cones concêntricos, sendo que o menor (whizzer) reproduz os agudos. Costuma representar uma solução de compromisso onde um sistema de duas ou mais vias não é viável (sistemas portáteis, som ambiente, etc), embora atualmente se fabriquem unidades de notável desempenho, utilizados até em sistemas hi-fi. Não confundir com coaxial.

Ver também: alto-falante | whizzer

Links externos: Fullrangedriver.com

Fundamental

Frequência fundamental de um tom é o principal componente de uma forma de onda complexa, o componente que tem a frequência mais baixa. Na física, a fundamental é chamada de primeiro harmônico.

Gaiola de Faraday Eletricidade

Equipamento baseado num princípio da Física em que, no interior de uma superfície fechada, o campo elétrico é nulo. Com o objetivo de blindar, proteger um corpo qualquer contra o efeito de um campo elétrico externo, constróem-se tais dispositivos, constituídos de malhas metálicas que envolvem esse corpo, baseadas nesse princípio, desenvolvido pelo cientista inglês Michael Faraday (1791-1867).

Leia mais sobre gaiola_de_faraday na Wikipedia

Ganho

Fator de amplificação (ou "quantidade de amplificação") de um sinal de áudio. Em outras palavras, a relação entre o nível de saída e o nível de entrada (Vo/Vi). Pode ser expresso em unidades ou decibéis (dB). Por exemplo, se amplificarmos um sinal por um fator de dois (dobrando seu valor), dizemos que o ganho é 2x, ou 6dB.

Ver também: decibel

Gobo Acústica / Física

Contração do inglês "go between". Em portugês, biombo ou tapadeira. Acessório utilizado em estúdios de gravação para isolar parcialmente os instrumentos ou vozes e seus microfones, procurando reduzir vazamentos.

Também pode ser utilizado como peça de condicionamento acústico, tendo uma face refletora e outra absorvedora. Alterando-se a disposição dos gobos de acordo com a necessidade pode-se conseguir um ambiente com características acústicas variáveis.

A figura mostra um tipo de gobo comercial (Primacoustic) e sua utilização na gravação de voz.

Harmonico

Também chamado de formante, parcial ou sobretom.

1. A componente de uma onda complexa cuja frequência é um múltiplo aritmético da fundamental. Os tons são compostos da uma frequência fundamental e alguns harmônicos.

2. Som produzido por um instrumento de corda, tocando-se levemente uma corda numa certa fração de seu comprimento de forma que ambos segmentos vibrem.

Headroom

Literalmente, espaço livre para cima; folga; reserva.

Diferença entre o nível típico (nominal) e nível máximo de operação (limiar do clipping). Expressa a capacidade de um sistema de reproduzir picos de sinal sem distorcer, e quanto maior esse valor, melhor. Sendo uma simples relação entre valores, não há um nível de referência associado, sendo expresso em dB, tanto podendo se referir a tensão (voltagem) como potência. Ex.: uma linha que trabalhe em +4 dBu e que clipa em +20 dBu tem 16 dB de headroom (20 - 4 = 16). Esses 16 dB tanto podem ser de potência como de tensão.

Leia mais sobre headroom na Wikipédia

Pesquise sobre headroom no Google

Hiss

Chiado. Ruido de fundo com forte conteúdo de alta frequência (o ouvido humano é mais sensível na região entre 2000 e 8000 Hertz). Associado a gravações em fita magnetica (causado pelo magnetismo residual da fita) e em transmissões analógicas de rádio. Também caracteriza o ruído térmico presente em circuitos de amplificação de áudio - por exemplo, o chiado de fundo que se ouve ao elevar ao máximo o controle de ganho de um preamplificador de microfone.


Ver também: ruído

Hum

O ruido de baixa frequência proveniente da rede elétrica (zumbido). Popularmente chamado de "râmi" ou "hammer"... É composto da frequência fundamental da rede (50 ou 60 Hz) e alguns harmonicos em menor intensidade.

Tem como maiores causas o aterramento deficiente e cabeamento mal feito, que pode dar origem a laços de terra (ground loops). Pode também resultar de filtragem ou desacoplamento insuficientes na alimentação do aparelho, tendo neste caso uma frequência duas vezes maior que a da rede (100 ou 120 Hz).


Ver também: laço de terra | ruído

IEM Eletrônica

Interferência eletromagnética. Em inglês, EMI - Electromagnetic interference. A medida da radiação eletromagnética emitida por um equipamento.

IHF Outros

Institute of High Fidelity - Antiga organização da indústria Hi-Fi, criadora de padrões para teste e especificação de equipamento de áudio doméstico. O instituto de alta fidelidade fundiu-se à EIA em 1979.

A sigla é frequentmente lembrada como especificação de potência em amplificadores, que mostrava um valor acima do real (os famigerados "watts IHF").

Iterferencia Eletromagnetica Eletrônica

EMI (Electromagnetic Interference) - Também conhecida pela sigla IEM. Campo ou onda elétrica ou magnética que altera o funcionamento de um equipamento, dispositivo ou aparelho, podendo mesmo ser um aparelho biológico como o corpo humano. A interferência pode ser insignificante não comprometendo o desempenho do equipamento, dispositivo ou aparelho. Quando este continua exercendo sua função apesar da interferência, há o que se chama de compatibilidade eletromagnetica (EMC).

A interferência pode ser proposital ou acidental, e de origem natural ou artificial. O campo geomagnético é de origem natural e causa interferência em sistemas elétricos de potência. As manchas solares também causam interferência em sinais de telecomunicações aqui na Terra. Outros exemplos de causas naturais de EMI / IEM são as descargas atmosféricas (raios) e os ventos. Alguns equipamentos e eventos artificiais que geram campos eletromagnéticos interferentes: microcomputadores, microcontroladores e circuitos eletrônicos digitais em geral, linhas de transmissão de energia elétrica, explosões nucleares (pulso eletromagnético), motores elétricos, ignição de motores a combustão, transmissores de rádio, etc. A EMI / IEM pode ser radiada (pelo ar) ou conduzida (por meio de condutores).

Existem várias técnicas para evitar ou reduzir a EMI / IEM, entre estas o aterramento elétrico, a blindagem magnética, a blindagem elétrica, o uso de filtros, isolamento ótico, protetores elétricos, etc.

Leia mais sobre electromagnetic interference na Wikipédia

ISO Outros

(International Standards Organization ou International Organization for Standardization) - Organização fundada em 1947 e com membros em todo o mundo, promove a criação e aplicação de padrões internacionais e atividades afins. Seu representante no Brasil é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Leia mais sobre ISO na Wikipédia

Links externos: site oficial

ISRC Outros

International Standard Recording Code - Padrão de Codificação de Gravação Internacional. Alguns gravadores permitem o ISRC ser gravado para cada trilha de áudio no disco. Esse código é composto de:

* Código do País: (2 ASCII caracteres)
* Código do Proprietário (3 ASCII caracteres)
* Ano de gravação (2 dígitos)
* Numero de Série (5 dígitos)


Jack

Tipo de conector fêmea. Tomada que recebe um plug, numa entrada ou saída de sinal em um equipamento. A saída de fones de ouvido é um jack.