Glossário de audio ll




Baixa impedância

low-Z
ou lo-Z - Termo que designa um dispositivo (circuito ou equipamento) eletrônico que apresenta baixa impedância, podendo esta ser de entrada (Zin) ou de saída (Zout). Não existe um padrão que defina uma gama de valores que possa ser classificada como sendo "alta", "média" ou "baixa", ainda porque depende do tipo de dispositivo.

Exemplos de dispositivos de baixa impedância: headphones de 8 a 32 ohms, microfones de 50 a 600 ohms (como a maioria deles), entradas de microfone em mesas e prés com algumas dezenas a poucos k ohms, caixas e alto-falantes entre 2 e 16 ohms, saídas de mesas e prés entre 50 e 600 ohms.

É comum confundir-se linha ou entrada de baixa impedância como linha ou entrada balanceada, mas não há nenhuma relação direta, podendo uma linha balanceada ou não ser de alta ou baixa impedância.

Ver também: alta impedância | média impedância

Balanço

balance control - Controle comumente encontrado em equipamento de áudio de consumo, tem por função alterar a intensidade relativa (potência entre os canais esquerdo de direito em sistemas estereofônicos. Com o controle girado totalmente no sentído anti-horário, a sinal apenas no canal esquerdo (L); no centro, o sinal está presente em ambos canais e na mesma intensidade; com o controle no sentido horário, há sinal apenas no canal direito (R). Em equipamento analógico, o efeito é conseguido com o uso de um potenciõmetro específico, de duas seções (duplo, curva MN), embora aparelhos de baixo custo possam empregar um potenciômetro simples de curva B (linear) para tal, com performance inferior. Em equipamentos antigos, este controle podia ser denominado "equilíbrio".


Ver também: PAN | crossfader

Balística Eletrônica

Em eletrônica, o termo descreve as características de resposta de um indicador. Aplica-se a todos os medidores, desde os analógicos mecânicos (galvanômetros) aos eletrônicos (displays luminosos).

Existem dois padrões universais relativos a aplicações em áudio: VU (volume unit, ou unidade de volume) e PPM (peak program meter, ou medidor de pico de programa). Os tempos de subida (attack, ou ataque) e decaimento (decay) são determinados, juntamente com o método de detecção.

Ver também: PPM | VU meter

Banana

Conector de um só polo (condutor) em forma de banana. Em equipamentos de áudio, é mais utilizado nas saidas para alto-falantes em amplificadores de potência. Configurados com um código de cores (+ = vermelho; - = preto), e separação de 3/4". Também utilizado em equipamento eletrônico de teste (multímetros, etc).

Bass management

Gerenciamento de graves - Recurso encontrado em equipamentos de Home Theater que permite endereçar as baixas frequências (usualmente abaixo de 80 Hz) para o canal LFE, misturando ao sinal já encontrado neste canal, para alimentar um subwoofer. A intenção é o melhor aproveitamento de sistema, com o uso do subwoofer mesmo em gravações onde não existam efeitos de baixa frequência (LFE).

Ver também: LFE | surround

Belt Drive

Tração por correia - Método de transmissão do movimento em toca-discos, por meio de uma correia entre motor e prato. Seu uso data do inicio da era do disco: o primeiro reprodutor de discos, criado por Emile Berliner, já fazia uso desse recurso. Mas só em meados dos anos 50, com o advento da alta-fidelidade (HiFi), os toca-discos belt-drive começaram a se tornar mais populares.

O rumble (ruído mecânico do motor) é drasticamente reduzido pela elasticidade da correia, que amortece as vibrações (desde que o motor esteja devidamente isolado da base), chegando a níveis perfeitamente aceitáveis para os padrões de alta-fidelidade. Por outro lado, o torque é baixo, e o prato pode levar uma volta inteira para atingir a rotação de trabalho (33 1/3 RPM). Mecanismos automáticos não podem ser muito complexos pelo mesmo motivo.

Hoje em dia, os melhores e mais caros toca-discos hifi são tracionados por correia, com grandes motores e pratos pesados.

Os primeiros aparelhos belt-drive hifi usavam motores AC sincronos, isto é, sincronizados com a frequencia da rede elétrica (50 ou 60Hz). São motores estáveis e de bom desempenho, mas não se pode variar de rotação com facilidade. Ainda se fabricam toca-discos com esses motores, mas são mais comuns os motores DC, às vezes por medida de economia do fabricante, por seu menor custo.

Estes motores DC podem ou não ser assistidos por servos: Aparelhos de baixo custo não usam nehum tipo de controle, e sofrem de deriva de rotação. Outros possuem DC servos (semelhantes aos vistos em tape-decks cassete), e os melhores belt-drive tem FG (frequency generator) servos, que comparam a rotação do motor com uma frequencia estável gerada por um oscilador de referência interno.

Veja também: direct drive | rim drive

BNC

(bayonet Neill-Concelman) - Conector baioneta miniatura com trava, para cabo coaxial. Utilizado em conexões S/PDIF de áudio digital.

Booster

Reforçador - aparelho ou circuito eletrônico feito para reforçar um sinal de áudio. Também designa um certo tipo de amplificador para automóveis, formado por transformadores e uns poucos componentes extras.

Buffer Eletrônica

Isolador. Circuito eletrônico com a função de evitar a interação entre dois estágios consecutivos de um aparelho ou entre dois equipamentos separados. Para tal, costuma ter entrada de alta impedância, e saída de baixa impedância com alta capacidade de corrente. Pode também prover ganho de tensão e/ou corrente, além de balancear ou desbalancear linhas, se para isso for projetado. Não confundir com booster.

Ver também: amplificador | impedância

Bypass

No jargão do técnico de áudio, diz-se que um circuito ou equipamento está em bypass quando está desligado, desativado ou sem função no sistema.

Não confudir com stanby

Campo Aberto Acústica / Física

Um campo sonoro ou ambiente sem limites físicos ou onde estes limites (solo, paredes, etc) estão muito afastados de uma fonte sonora, de forma que não causam reflexões no som emitido. No caso desses limites existirem e sejam próximos, mas possam absorver completamente o som, um campo aberto virtual é criado. Este ambiente é chamado "câmara anecóica", e é utilizado na medição de alto-falantes e caixas acústicas, emissão de ruídos em maquinas e equipamentos, etc.

Ver também: câmara anecóica

Campo distante Acústica / Física

Zona distante da fonte sonora, onde o SPL (nível de pressão sonora) cai 6 dB a cada vez que dobramos a distância à esta fonte (lei do inverso do quadrado), que em suma é:
Acústica / Física

Em áudio - mais exatamente, quando falamos em intensidade sonora - esta lei nos diz que o som se propaga em todas as direções formando um campo esférico (como uma bolha), logo a energia sonora medida é inversamente proporcional ao quadrado da distância da fonte. Então, dobrando-se a distância, a energia (ou intensidade) sonora cai quatro vezes. Triplicando-se a distância, a intensidade cai 9 vezes (ver figura).

Como a intensidade é proporcional ao quadrado da pressão sonora, podemos dizer que a pressão sonora cai 6 dB cada vez que dobramos a distância da fonte.

Este fenômeno aplica-se apenas em campo aberto, pois sofre a influência das reflexões em ambientes fechados.

Campo próximo Acústica / Física

Zona fisicamente muito próxima da fonte sonora. Caracterizado pela velocidade das partículas, que não segue rigorosamente à direção da propagação. Costuma ser definido como uma distância inferior a um comprimento de onda na frequência de interesse.

O termo também é empregado para designar pequenos monitores de estúdio (near field monitor), posicionados a cerca de 1 ou 1.5 m do ponto de audição.


Cantilever

Pequena haste tubular que suporta a agulha de um toca-discos, normalmente feita em alumínio ou boro. Transmite o movimento da agulha ao acompanhar os sulcos do disco, para o interior da cápsula, onde é gerado o sinal elétrico.






Capstan

Cabrestante - Eixo giratório presente no mecanismo dos gravadores de áudio, com a função de mover a fita. Esta é conduzida por entre o capstan e uma polia de borracha chamada "rolo pressor", que a pressiona contra o capstan, provendo a fricção necessária para que este tracione a fita.

O capstan é o eixo de uma roda pesada chamada "volante" (flywheel) acionada pelo motor, que lhe permite a fita uma velocidade de deslocamento precisa e constante. A velocidade rotacional do capstan e seu diâmetro determinam a velocidade linear da fita. Capstans são eixos torneados e polidos com precisão, pois qualquer deformação ou descentralização pode levar a um movimento irregular e variações na velocidade de fita, o flutter.

Alguns gravadores portáteis de baixo custo (tipo microcassete) não usam capstan: o movimento da fita cabe apenas aos tracionadores, o que resulta em diferenças de velocidade entre o início e o fim da fita. Por outro lado, gravadores profissionais e modelos auto-reverse usam dois conjuntos capstan/rolo pressor, um de cada lado das cabeças, assegurando um deslocamento mais suave da fita.


Carga Eletrônica

Qualquer aparelho, dispositivo ou componente cuja entrada é ligada na saída de outro. Exemplo: a entrada de uma mesa é a carga de um microfone; uma caixa acústica é a carga de um amplificador.

Ver também: carga fantasma

CCDB Outros

Cláudio César Dias Baptista, CCDB, é conhecido como o fundador do grupo musical Mutantes (Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee). É o criador da Guitarra de Ouro e produziu equipamento artesanal de áudio durante mais de trinta anos (desde 1963). É um dos fundadores (1977), diretor geral e articulista da Editele, revista Nova Eletrônica, onde escreveu centenas de páginas de artigos sobre áudio e eletrônica. Entre esses artigos, destaca-se o intitulado “O Sintetizador para Instrumentos Musicais e Vozes”. CCDB é o autor e o editor do livro “CCDB - Gravação Profissional”, primeira e única obra nacional do gênero, com 1134 páginas (1ª edição). Deu grátis um conjunto com bem mais de mil páginas de prospectos e manuais a cada qual dos milhares de clientes de seus produtos artesanais de áudio. Esse material serviu como literatura técnica a inúmeros clientes, que neles se basearam para o projeto, a instalação e o uso de sistemas de áudio, inclusive de outras fabricações que não CCDB. Em 1994 pôs de lado a carreira em áudio para dedicar-se à literatura.

Links externos: site oficial CCDB/Géa

Leia mais sobre Mutantes na Wikipédia