Produção em radio

1°- Spot de rádio tem características bem marcantes. Escreva o texto para .spot, lendo-o em voz alta e imaginando a sonoplastia. Não deixe que ela interfira demais abafando o que deve ser dito.
2°- Linguagem coloquial, em rádio, sempre funciona bem.
3°- Dá certo criar atmosfera. O spot que desperta a imaginação do ouvinte faz sucesso.
4°- O jingle sacrifica um pouco a frase verbal, dando força à frase musical. Perde-se alguma coisa da mensagem, mas ela pode ganhar em interesse, .fixação, simpatia. O recado publicitário então se dá por envolvimento.
5°- Faça o teste: ouça o jingle duas ou três vezes antes da gravação definitiva. Depois saia, se distraia. Se de repente o ritmo voltar, se for capaz de repetir.algum trecho, conseguiu: o jingle tem qualidade, vai pegar.

6°- Para calcular o tempo siga estas regras:

  • 48 toques corridos correspondem a 3 segundos.
  • Máximo de 8 linhas para texto corrido.
  • Máximo de 7 linhas para texto interpretado.

Exemplo de texto publicitário

Título: O que você vai contar para seus netos? O que você deixou de fazer?
Texto:

Não há nada de mal em ficar velho um dia. Cabelos brancos têm lá seu charme. Ou podem ser tingidos. Mas não se pode tingir uma vida em branco.
Saia um pouco de casa. O lar, doce lar -como tudo o que e doce -enjoa. Vá mais longe que o de costume. Explore novos caminhos, suba montanhas, descubra cachoeiras, ouça o silêncio. Existem lugares incríveis onde simplesmente respirar fundo já é uma experiência que vale a pena.
Só não tente ser aventureiro com qualquer sapato. A maioria deles não nasceu para isso. Use Botinas Zebú Jeans.
Macio resistente cano alto ou baixo e solado em borracha natural. Feito sob medida para agüentar as aventuras de um futuro ídolo dos netinhos.
E com um design tão bonito que nada impede que você se torne um ídolo desde já.
Calce uma Zebú Jeans e saia sem rumo certo. Ou com rumo certo, desde que pelo pior caminho. Prestando atenção nos pássaros, no céu, nas árvores, nas montanhas. E, sempre é bom, nos buracos.

Logo: Zebú Jeans

(Josias Marcondes e Lourival de Oliveira)

Elementos de dramatização radiofônica.

  • Efeitos de sonoplastia - criam imagens, auxiliados pela imaginação do ouvinte. Ao contrário de uma foto numa página impressa, o som está acontecendo naquele momento. Este é o segredo dramático do som. Alguns sons se identificam facilmente, outros não. Mas, com a complementação certa das palavras, qualquer som passa a ser tremendamente real.
  • Efeitos sonoros - são utilizados em diálogos e também como acompanhamento de narração. No rádio, muitas estórias infantis têm sido narradas com auxílio deste fator dramático. Com as expectativas despertadas pelas palavras, um simples efeito sonoro pode funcionar como vinheta dramática.
  • Música - é usada de várias maneiras. Sozinha entretém e distrai. Complementando, desperta e aproveita as profundas emoções do subconsciente. Na comunicação radiofônica, a música é usada junto a narração com maior freqüência do que nos diálogos. Ela acrescenta à narração uma nova dimensão dramática. A calibragem promocional de palavras e música esta exemplificada no jingle.
  • Diálogo - ele envolve a audiência em calor humano. Melhor do que a narração, ele encoraja a identificação e desperta a emoção. Mas, drama totalmente dialogado, típico do teatro e do cinema, não serve para o rádio. Há a necessidade de complementações narrativas, enfatizando personagens e locais, identificando características.

Como toda forma de comunicação publicitária, as peças radiofônicas são criadas para atingir determinados objetivos comerciais. Ou seja, motivar e conquistar o consumidor-alvo. Bom, vamos a algumas definições:

- SPOT - texto publicitário para transmissão radiofônica. Dura 15, 30, 45 segundos. Ou acima de 1 minuto. Pode ter fundo musical ou efeitos sonoros, mas a força da mensagem está na palavra falada.

- JINGLE - mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, fácil de cantarolar e recordar. Criada e composta para a propaganda de uma determinada marca, produto, serviço, etc. Tem as mesmas durações do spot.

- TEXTO-FOGUETE - semelhante ao spot, tem curta duração - de 5 a 7 segundos - surge por meio de transmissões esportivas. Ex.: ...e passa longe da meta do goleiro alvinegro. 51 - uma boa idéia leva a outra. Caninha 51. -2 a O para Coritiba aqui no Couto Pereira.

- TRILHA MUSICAL - pode ser usada de fundo no spot. Mas seu forte está no uso do fundo de filmes publicitários, onde além de ter grande importância, auxilia a marcação das ações que ocorrem no vídeo.

Chega de definições e vamos ao que interessa. Como Criar para rádio? Lembra como um anúncio impresso é criado. Pois é. Para o rádio as características são as mesmas. Mas atenção! A parte fonética é de extrema importância. Você tem que dar a fluência verbal. Ou seja, uma conversa real, com suas palavras e entonações. Aliás, as entonações são a vida que você dá a um texto radiofônico. O ritmo da fala, portanto, é essencial no texto. A palavra tem sons agradáveis, ou não. Leia em voz alta e fique atento para os cacófagos (palávras que dependendo da entonação geram duplo sentido).

Ex: Em busca dela....Enquanto Adão colhia o café, Eva coava... Enquanto o padre pasta o burro, reza.

Cuidado também com as armadilhas da aliteração.

Ex: Tente falar "papá pra au-au". É ruim pra cachorro de falar e ouvir.

Falar, ouvir e compreender.

O spot deve empregar uma linguagem simples: tanto a nível de vocabulário como de sintaxe. A linguagem do radio é tal como uma piada, se bem contada faz com que o ouvinte "veja" o que voçê está dizendo, criando na sua mente a "imagem" do assunto e sorri com o desfecho engraçado. Tudo porque no rádio o ouvinte ao contrário do leitor, não pode voltar atrás para tentar elucidar o sentido de uma palavra ou frase. Ele vai ouvindo e entendendo à medida em que o enunciado vai sendo dito. Exige sempre um esforço de compreensão do significado mais recente com o conjunto que já foi dito. Daí a necessidade de um desenvolvimento linear sem que isso represente a falta de originalidade ou criatividade.


O texto publicitário radiofônico desempenha 3 funções básicas:

1 - aumenta o número de ouvintes que prestam atenção, despertando o interesse dos distraídos.

2 - mantém esse estado de atenção nos que já estavam interessados.

3 - procura fixar o máximo possível à memorização da mensagem, através de sua fácil compreensão, grande identificação de interesses e originalidade na exposição.

O spot pode ter ao fundo (em BG - que significa background) um acompanhamento musical que determina clima do enunciado, propiciando um ambiente favorável à assimilação da mensagem. Além de prestar a ela o ritmo e as nuançes de interpretação da locução. Serve também para ajudar a distinguir um spot do outro ou da programação de rádio. Por isso, esta música precisa ter vida própria e ser completa na exata duração do tempo do spot.
Ao final, pode às vezes, transformar-se numa assinatura cantada, formando uma vinheta de grande identificação de marca.
É preciso cuidar, entretanto, para que o arranjo desta música tenha o ritmo adequado ao clima do spot e que sua instrumentação não tenha pontos de interferência no enunciado da locução. Você certamente não é compositor-arranjador, por isso será difícil que algum dia crie um jingle completo. Assim, quando surgir a solicitação: -

  • coloque em texto tudo aquilo que você desejar que saia no jingle.
  • especifique o tema e o tipo de música que você imagina adequada.
  • procure uma produtora e tenha uma reunião de briefing com o maestro e o produtor. Eles provavelmente prepararão uma peça-piloto que servirá para você saber se está de acordo com a sua criação.

Ouviu? Ouviu mesmo? Então, vamos criar!

Veja bem!!!

O Rádio

Meio de alto impacto;

AM / FM são as principais formas de difusão.

Programação das AMs.

AM - frequencia em KHz.

voltada ao jornalismo, programas populares, prestação de serviço e esportes.

Audiência localizada.

apresentadores são superconhecidos pelo público - Eli Correa, Paulo Barbosa.

Programação das FMs.

  • Melhor qualidade (emissão a 100% de qualidade e recepção a 98% estéreo).
  • Frequencia em MHz
  • Alcance regional e localizado
  • programas musicais e jornalismo expresso
  • Exceções: CBN, Agência Dinheiro Vivo
  • Promoções frequentes, internas ou externas.
  • Locutores são conhecidos apenas pelo público cativo, embora nomes como Emílio Zurita tenham ganhado projeção nacional.
  • Programação varia, para bem jovem ou voltado para pessoas mais velhas.
  • Espectador tem atenção dividida, pois quase sempre está em outra atividade enquanto ouve o rádio;
  • Necessidade de continuidade para assimilação;
  • Apelo popular;
  • Grande quantidade de receptores de rádio;
  • Entretenimento;
  • Uso de efeitos sonoros, trilha musical
  • Maleabilidade: pode-se trocar, inserir ou cancelar a programação de anúncios rapidamente;
  • Instantâneo: a mensagem chega em tempo real ao ouvinte;
  • Ação local. As rádios têm cobertura limitada pela tecnologia de transmissão. Atualmente a formação de redes possibilita a transmissão da programação a diversas retransmissoras que enxertam conteúdo local (semelhante à TV aberta. Ex.: rede JovemPan, Transamérica e Antena 1).
  • Segmentação Demográfica: Rádios destinadas a diferentes públicos ("brega", romântico, jovem, sofisticado/clássico);
  • Segmentação por Assunto: Rádios especializadas em notícias, esportes, estilo musical etc.
  • Não é adequado a apresentação técnica ou complicada. Mensagem deve ser clara e de fácil compreensão; evitar explicações longas.
  • Muito usado para despertar interesse das pessoas;
  • Mais barato que TV. Negociação mais flexível.
Formatos mais utilizados:

  • *spot (concentração da mensagem na palavra).
  • *jingle (concentração da mensagem em música cantada) ou trilha musical, geralmente com a duração de 15, 30, 45 ou 60 segundos - tempos mais usuais;
  • *Patrocínio da programação, inserção de comerciais;

TIPOS DE INSERÇÕES

  1. CHAMADA OU BREAK - Texto lido ao vivo pelo locutor, que visa a informação e a publicidade.
  2. ABERTURA - Início de um programa. Há uma trilha musical, locução de abertura e a chamado do que será o programa. Pode haver patrocínio, anunciando a atração.
  3. FECHAMENTO OU ENCERRAMENTO - Final de um programa, a exemplo da abertura.
  4. SPOT - Produção sonora fundamentada na palavra falada. Pode possuir música de fundo (BG ou Back Ground). A trilha sonora, quando cantada, é um jingle.
  5. JINGLE - Produção sonora fundamentada na palavra cantada. A locução final é um spot.
  6. TESTEMUNHAL também centralizada na palavra, é um comercial ao vivo. Geralmente utiliza-se de formadoras de opinião, artistas ou personalidades marcants da sociedade.
  7. SPOT OU JINGLE: via de regra, classificam-se cada uma das peças pela supremacia de um ou de outro. Se a produção sonora for uma música, deve-se pagar os direitos autorais, atividade controlada pelo ECAD.
  8. TEASER - Produção sonora de 10 ou 15 segundos, cuja função é criar expectativa sobre um produto, serviço ou promoção desconhecida. O objetivo é gerar curiosidade.
  9. TEXTO FOGUETE - Produção sonora de 10 a 15 segundos cuja função é passar uma informação num curto espaço de tempo.
  10. VINHETA - Produção sonora de 15 segundos. Contém somente o nome do produto, slogan ou somente o nome. Está sempre vinculada ao programa do fabricante do produto ou ao produto.

Mesmo que nós vivamos totalmente junto com a mídia, o rádio, a TELEVISÃO, os jornais, revistas, etc. e constantemente nos vemos bombardeados com todos os tipos de anúncios, podemos ainda nos enganar nas formas devido as surpresas que a mídia publicitária nos reserva. Abaixo segue a explicativa de cada um dos modelos.

Modelos básicos de midia:

Seis modos principais levam ao conhecimento da massa ouvinte o anúncio de nosso anunciante ou o mensagens a anunciar, são eles:

A - Anúncio Publicitário
B - Apoio Cultural
C - Classificados (compra e venda)
D - Testemunhal

E - Teaser
F - Merchandising

O que cada um desses modos seria? O que os diferem?

A – Anuncio Publicitário

É usado para levar ao conhecimento público um produto ou serviço de uma companhia ou instituição. É um espaço pequeno (o período de tempo na programação entre 15 segundos para 1 minuto) eu pago para o anunciante, apresentou em forma de radiofônica do pedaço (interpretação do texto, poesia, música, o drama) isso contém de um modo explícito as intenções do anunciante e contém:

  1. A locução com interpretação (drama vocal cênica) e o texto é feito na primeira pessoa.
  2. Sonoplastia (música do fundo que acompanha o clima da interpretação).
  3. O slogan (define a oração que caracteriza as qualidades do anunciante ou o produto).
  4. Jingle (música instrumental ou melodia que marca a mensagem de publicidade).
  5. Pré-produção (o que é transmitido é definido por uma produção).
  6. Pode consistir o nome do produto, sabor, tamanho, forma do pagamento, promoções, etc, enfim tudo o que o anunciante achar que deveria transmitir naquele espaço de publicidade.

B - Apoio Cultural

É o modo para anunciar uma manifestação diretiva ou institucional em apoio a uma realização, produção ou atividade na estação do rádio ou na comunidade. A participação sem o propósito ou compromissos de anúncio, além da popularização do nome.

Exemplo:. ...”Estamos apresentando o Programa Musical da Tarde, com apoio cultural do Bar do Joãozinho, onde você é atendido com carinho”

Não contém:

  1. bg;
  2. o preço, telefone, endereço, produto ou serviço;
  3. jingle ou outra informação de impressão comercial;
  4. geralmentese faz na 3ª pessoa.

Deveria consistir somente no nome da companhia ou instituição meritória (...Bar do Joãozinho...), mesmo assim pode consistir no slogan . (... onde você é atendido com carinho...).

Normalmente confunde-se Apoio Cultural com Anuncio Publicitário. É bom que se entenda com clareza que a diferença. Veja que o Apoio Cultural não diz nada além do nome da Companhia, ao contrário do Anuncio Publicitário diz qualquer coisa de interesse do anunciante.

C - Classificados (compra e venda)

É um anúncio de publicidade sem a produção e eles podem ser narrados até mesmo pelo próprio anunciante interessado informalmente, ao vivo ou previamente gravado.

Isto é a pessoa dos modos mais baratas de alcançar radiofônica de publicidade e, para ser informal, não possui slogan, jingle, bg ou outro tipo de produção. A mensagem é pequena e passado como um classificado de jornal, mesmo assim muito efetivo em programas populares. É transmitido pelo Locutor durante o programa, independentemente da programação sendo dentro ou fora do intervalo comercial

No caso do Locutor executa o classificado na 3ª pessoa.

Exemplo:. ...Beba uma cerveja bem gelada acompanhada de um bom churrasco sábado no Bar do Joãozinho na Rua do Centro. 10, onde você é atendido com carinho..."

Também nesse caso o término do Classificado está confuso e parecido com anúncio publicitário.

D - Testemunhal

É um anunciando de comentários camuflados feitos pelo locutor do programa. Não tem definição de duração. Pode ir para o ar ao vivo e de um modo informal. Nesse tipo de publicidade, o Locutor joga com a sua credibilidade e carisma ante os ouvintes.

Este tipo do anúncio é mais caro para o anunciante devido ao comprometimiento moral que a produção do programa e até mesmo para o rádio terá com a qualidade do produto ou o serviço do anunciante.

E - Teaser

Eles são orações ou arranjos musicais nos meio de um programa ou até mesmo nos intervalos comerciais, sem linkings com a rota e sem conotação com o texto ou situação. Eles são chamados aquela menção rapidamente o nome do produto ou da companhia. Eles são geralmente usados nos momentos de mais atenção por parte do ouvinte. Previamente. assim que a narração de uma pausa durante um jogo ou anunciar a hora certa ou qualquer outra informação que cause bastante interesse do ouvinte.

Só contém:

  1. o nome do produto;
  2. o slogan (quando muito);

F - Merchandising

Diferente do Teaser, o anuncio tem conotação com o texto ou com a situação

Exemplo. (quando terminando um programa, eu (o Locutor) convido meu técnico (no ar) a tomar uma cerveja no Bar do Joãozinho.

O fato simples de comentar no microfone que eu estou convidando meu colega de rádio a Tomar uma cerveja no Bar do Joãozinho, já é uma propaganda do mesmo.

Veja que o anuncio do Bar do Joãozinho tem que ver com o texto, no caso meu convite.

Para as Seções Comerciais, Criação e arte da estação do rádio, devemos saber oferecer aos anunciantes as formas corretas e efetivas de cada tipo de veiculação de publicidade.

Eu espero que estas sugestões ajudem.

aaabrrasssssoooooosssssss

Agradecimentos a Mônica Sampaio.

sidneyeditor - Zarabrasil.com.br o Siteoficial do Zararadio no Brasil.

Um comentário:

neloradio disse...

Gostei muito do artigo. Muito mesmo.

Permitem que eu o use nas aulas que tenho dado?

Sou Radialista faz 18 anos agora e adoro radio.

Nelson F. Pereira, Maputo