Existem diferentes tipos óleo lubrificante. No manual do proprietário constam as especificações para cada modelo de motor e deve ser seguido a orientação do fabricante com relação ao tipo de lubrificante a ser utilizado.
Os óleos lubrificantes são divididos em:
Os óleos lubrificantes são divididos em:
O filtro deve ser trocado a cada troca de óleo?
O filtro pode ser substituído a cada 10000 KM desde que se utilize o óleo correto sefundo a especificação do fabricante.
Para que serve o óleo de motor?
A função principal do óleo de motor é lubrificar as partes de atrito do motor e também resfria-lo.
Porque deve-se atentar a substituição do filtro de óleo ?
Durante o processo de lubrificação o óleo acaba carregando impurezas geradas pelo atrito das partes. Estas impurezas são na maior parte das vezes partículas de aço que podem danificar as superfícies por onde este óleo está agindo.
Como os filtros utilizam uma matéria textil porosa eles retém as partículas que por ventura estejam em suspensão no lubrificante.
Como os filtros utilizam uma matéria textil porosa eles retém as partículas que por ventura estejam em suspensão no lubrificante.
Atenção.
Todo óleo tem a particularidade de "Não se comprimir". O excesso do mesmo no motor pode acarretar em vazamentos pelas juntas de motor. Muito cuidado ao ouvir o frentista do posto "Quer dar uma olhadinha na água e no óleo?". Em um motor de porte médio (1.0 por exemplo) a média de tempo que o óleo escorra a ponto de que se possa ver o seu nível na vareta de óleo, é de 2h40m (duas horas de quarenta minutos). Nesse caso no posto jamais poderíamos ter a certeza de qual a quantidade necessária para o bom funcionamento. Veja o nível do óleo sempre com o motor em descanso. Outro motivo de vazamentos é a obstrução do respiro de motor (normalmente localizado na tampa das válvulas), devido ao atrazo nas trocas periódicas bem como a mistura de óleos com especificações diferentes e também a troca do filtro de óleo.