Informação técnica para usuários de produtos de áudio profissional da Yamaha
O que é um "bus"?
Seja um mixer de 8 canais de entrada e 2 saídas, como a Yamaha DMP7, ou uma enorme console com mais de 40 canais de entrada e 24 saídas, como as Yamaha PM3000 ou PM4000, a função primária é efetuada pelo barramento de mixagem, ou "mixing bus". Fisicamente, um barramento de mixagem não é nada mais do que um pedaço de fio. Internamente, ele corre de um lado para o outro do mixer, atravessando vários canais. O barramento pode ser um fio simples e desencapado (chamado de "bus wire"), ou então um multicabo plano ("flat cable") como ocorre em consoles de múltiplos barramentos.
Você pode ainda não ter percebido, mas quando você usa um mixer para combinar os sinais vindos de duas ou mais fontes sonoras, como um par de microfones, você está fazendo uso do barramento de mixagem. A combinação dos sinais é chamada de "mistura" ou "mixagem", daí o termo "barramento de mixagem". Na figura ao lado, pode-se observar que cada canal aplica seu sinal no barramento, e este, por sua vez, está conectado a uma saída (ou a várias).
Como se controla os sinais num barramento?
Que tipo de controle você possui sobre os sinais que estão sendo combinados? Bem, isso depende do projeto do mixer, mas geralmente você possui bastante controle. Em primeiro lugar, você pode determinar o nível de cada sinal que é aplicado a determinado barramento, ajustando o ganho e/ou atenuação em cada canal que está endereçado àquele barramento. Você pode fazer isso com chaves de atenuação, botões de controle de ganho e/ou controles deslizantes ("faders"). Alterando o nível de um ou mais canais faz alterar o equilíbrio da mixagem.
Tirando os mixers bastante compactos, na maioria dos mixers em geral você pode ativar ou não o envio do sinal de um canal para determinado barramento. A chave de "Bus Assign" nas grandes consoles de mixagem permitem endereçar o sinal de um canal a um ou mais barramentos (veja figura). Mesmo não havendo chaves de endereçamento desse tipo, deve haver pelo menos uma chave de ativar/desativar a ida do sinal do canal para todos os barramentos. Em alguns mixers, você encontra controles de nível, rotativos ou deslizantes, que ajustam o quanto do sinal é aplicado a cada um dos vários barramentos; esse tipo de controle é mais comum em consoles de mixagem para monitoração de palco, embora estejam presentes nos barramentos de "Aux Send" e "Effect Send" de consoles comuns de sonorização e de estúdios de gravação.
O que acontece aos sinais após combinados no barramento?
Os sinais misturados num barramento produzem um sinal único e combinado.Os sinais mixados não podem retornar para qualquer dos canais endereçados ao barramento, pois o circuito é projetado de forma a manter os sinais fluindo em um único sentido (das entradas para as saídas). O barramento também é conectado a pelo menos um canal de saída. A saída contém um amplificador somados que serve para ajustar o nível e isolar a saída das variações de impedância, à medida que mais ou menos entradas são acopladas ao barramento (veja figura). Depois do fader de saída, o sinal em geral passa por outro estágio amplificador que estabelece um nível adequado para o sinal e, em alguns casos, torna a saída balanceada (esse balanceamento não afeta o nível do sinal; dentro do mixer, os sinais geralmente são do tipo "single-ended", com apenas um condutor para o sinal - como o fio do barramento - e um retorno de aterramento "comum"; as saídas balanceadas são do tipo "double-ended", com dois condutores de sinal e mais um terra de blindagem.
Os barramentos de mixagem podem ser mixados?
Sim. O estágio amplificador somador é assim chamado porque é capaz de adicionar os sinais de mais de um barramento. A console pode possuir "submasters" ou "grupos". Cada submaster é um fader que controla o nível de todos os sinais combinados no respectivo barramento. Cada um desses submasters pode então ser destinado a um canal de entrada de um gravador multitrack, ou eles podem ser endereçados como mixagens individuais para áreas diferentes num sistema de sonorização, por exemplo. Entretanto, os submasters também podem ser usados para oferecer controles individualizados para todos os teclados, todos os vocais, toda a percussão, etc. Nesse caso, pode haver uma saída mono que combine os sinais de um, dois, três ou todos os submasters (veja figura). De novo, um circuito especial mantém as saídas dos submasters individualizadas mesmo que esses sinais sejam combinados numa outra saída.
Faz diferença ajustar o volume no master ou na entrada?
Absolutamente, sim. Dependendo de como você ajusta os níveis, você pode obter um som excelente, uma mixagem ruidosa, ou muita distorção. Veja porque. Você pode ajustar o nível de cada canal de entrada corretamente onde o sinal está suficientemente acima do patamar de ruído e bem abaixo do ponto de saturação. Então você mixa os sinais, e suas amplitudes se combinam de tal forma que o sinal resultante (a soma de todos os sinais) faz saturar o estágio amplificador somador, produzindo muita distorção. O sinal sai muito forte e o ponteiro do VU vai para cima, e então você reduz o volume no fader daquele barramento. Isso reduz o nível e o VU passa a indicar que tudo está bem, mas como o amplificador somador está antes do fader, a distorção continua a ocorrer.
Se você faz o contrário, mantendo todos os canais de entrada bem abaixo do nível máximo de maneira que o amplificador somandor não possa saturar, então não haverá distorção na saída, mas cada canal de entrada estará contribuindo com mais ruído do que o necessário.
Ao invés disso, inicialmente ajuste cada canal de entrada para a melhor relação sinal/ruído possível, e faça a mixagem. Caso o nível resultante de todos os sinais fique muito alto, então reduza um pouco os níveis de todas as entradas... só o suficiente para eliminar a distorção. Você pode então fazer os ajustes finais com o fader do barramento.
Qual a razão para as opções de PRE e POST no barramento Aux?
As chaves (ou jumpers internos) de Pre e Post geralmente estão associadas aos barramentos auxiliares (Aux). Um barramento auxiliar é um barramento de uso geral, e, em muitos casos, funciona quase da mesma forma que o barramento principal (Main Bus), combinando os sinais de várias entradas e endereçando o sinal resultante para uma determinada saída. A diferença prática é como ele é usado.
O barramento auxiliar pode ser usado para enviar sinais dos canais para um processador de efeitos, ou para enviar os sinais para um amplificador de potência que alimenta as caixas de retorno do palco, ou mesmo para um sistema de monitoração por headphones. Pode ainda ser usado para mandar os sinais para um gravador. Cada aplicação possui requisitos diferentes.
Se o barramento auxiliar for usado para monitoração de palco ou monitoração por headphones, você vai querer que essa mixagem seja independente da mixagem principal - a que vai para os amplificadores e caixas da sonorização para o público, ou que vai para um gravador). Nesse caso, os sinais dos canais que vão para o barramento auxiliar devem ser apanhados antes de passar pelos faders dos canais - Pre Fader - de forma que ao se ajustar a mixagem principal nos faders não altere a mixagem auxiliar.
Se o barramento auxiliar for usado para mandada de efeito, então a opção Pre Fader poderá ou não ser um desastre. No caso de um processador de reverb ou eco, se nele for injetado o sinal vindo de uma mixagem auxiliar Pre Fader, se você reduz até zero os volumes nos faders dos canais, o sinal que vai para o reverb não se altera, e assim não haverá mais o sinal direto ("limpo"), mas haverá sinais do barramento auxiliar indo para o processador de reverb, que retornará o efeito para o barramento principal do mixer, de maneira que você ouvirá um reverb "fantasma", que soará horrível. Para evitar esse problema, o sinal injetado no processador de reverb deverá estar vindo de uma mixagem auxiliar tomada após os faders (Post Fader), de maneira que ao reduzir o volume nos faders, o sinal que vai para o processador é afetado na mesma proporção. A exceção se faz para quando se usa algum tipo de efeito especial, tipicamente numa produção de video ou cinema, onde se queira reduzir mais o volume do som direto do que do som reverberante, para se criar uma percepção de movimento, como quando alguém está se movendo para longe da câmera, por exemplo.
Alguns mixers não permitem a seleção de operação do barramento como Pre ou Post Fader, mas possuem um barramento auxiliar fixado como Pre e outro fixado como Post. O melhor seria você ter um mixer cujos barramentos possam ser chaveados para Pre ou Post. Em alguns mixers, essa chave pode estar localizada dentro do equipamento, e não no painel, e podem ser jumpers, e não chaves.
Todas as funções Pre/Post funcionam da mesma forma?
Não. A opção Post geralmente significa que o sinal injetado no barramento é apanhado depois do fader do canal e da equalização. A opção Pre pode significar que o sinal injetado no barramento é apanhado ou antes do fader e da equalização, ou antes do fader mas após a equalização. O ideal em termos de flexibilidade seria ter uma chave de três posições, ou um jumper extra, que permitisse ambas as opções de Pre e a opção de Post.
Você pode, por exemplo, querer equalizar o sinal de um canal e então enviá-lo para o monitor. Se o barramento auxiliar é Pre-EQ e Pre-Fader, então você não poderá equalizar a menos que chaveie para o modo Post, e então a mixagem de monitoração estará "amarrada" à mixagem principal, que não é o que você deseja.
Adaptado de "Sound Reinforcement Handbook", de Gary Davis & Ralph Jones, 2a. edição, publicada por Hal Leonard Publishing. © 1992 Yamaha Corporation of America